E-commerce

Business Plan Para E-commerce

O Business Plan para e-commerce é o primeiro passo no varejo online

A elaboração de um Business Plan para e-commerce é o primeiro passo que todo empreendedor deve dar na caminhada para inserção de sua empresa no comércio online.

Para que o empreendedor possa criar um negócio sólido, em primeiro lugar, precisa planejar muito bem o passa a passo para criação de uma loja virtual.

Todo negócio, seja no mundo físico ou online, precisa de um Business Plan, e o e-commerce não é nenhuma exceção.

Através da criação dele é que você terá uma ferramenta eficiente para poder projetar as diversas etapas de implementação, onde sua loja virtual pode chegar e servirá como um mapa para alcançar esses objetivos.

Em um segmento que muda tão rapidamente como o do comércio eletrônico, ter um plano de negócios bem estruturado é fundamental para para que a sua loja virtual possa responder rapidamente aos novos desafios e se adaptar a novas condições de mercado.

Além dessa questão estratégica, ter um Business Plan para e-commerce, é condição fundamental para que você consiga financiamento ou investidores para o seu negócio.

Para que qualquer investidor invista em seu negócio, você precisará mostrar que tem o caminho certo para torná-lo um empreendimento de sucesso.

O Business Plan como ferramenta de avaliação de viabilidade

Como um business plan para e-commerce pode ajudar o seu projeto e criar diretrizes para sua loja virtual

Uma outra função do Business Plan para e-commerce funcionar como ferramenta para definição dos recursos necessários para colocar o negócio no ar.

Quando você detalha em seu estudo, todas as variáveis de custo para criação do negócio, evita que despesas inesperadas ponham tudo a perder.

Um bom plano de negócio para e-commerce exige pesquisas de mercado para determinar se existe uma oportunidade real para criação de um negócio que seja rentável e duradouro.

Outro ponto importante é a elaboração de uma análise SWOT, estabelecendo quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao negócio, para ter uma noção clara do segmento em que se deseja estabelecer o negócio.

Em nosso curso de e-commerce damos uma atenção especial às diversas etapas do planejamento de uma loja virtual, pois entendemos que esse é o primeiro e mais importante passo para o sucesso do negócio. Fora isso, na base do improviso, é loteria pura.

Um plano de negócio para e-commerce estabelece metas

O plano de negócio para e-commerce também serve para definir as prioridades. Um Business Plan bem elaborado deve fornecer orientações operacionais para dia a dia. É fácil nos distrairmos com detalhes cotidianos ou emergências e perdermos o foco.

Um projeto de e-commerce não é um estudo para ser feito uma vez, usado e depois ser armazenado em uma gaveta.

É preciso revisitá-lo constantemente para verificar se o caminho planejado está sendo trilhado, ou se o caminho inicial precisa ser revisto em função de mudanças no cenário ou posicionamento da empresa.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Seu business plan deve descrever claramente onde sua empresa deseja estar daqui a três, cinco e dez anos.

Analise profundamente seus concorrentes e de que forma você pode se diferenciar. Defina qual será seu público-alvo, pois quando a intenção é de atender a todos, há um risco de não atender a ninguém direito.

Por isso mesmo é aconselhável que você tente trabalhar com nichos de mercado, que oferecem uma competição menor e portanto, são mais fáceis para se estabelecer.

Não se esqueça de incluir neste planejamento os custos de divulgação da loja virtual, pois sem isso não há como o negócio ir a diante, principalmente em um mercado tão competitivo como o que vivemos atualmente.

Valide sua ideia de negócio

Uma vez concluído seu business plan para e-commerce, é importante buscar a validação da ideia de negócio para ter uma ideia real sobre sua viabilidade ou não.

Compartilhe as informações com pessoas da sua confiança e que tenham experiência para criticá-lo. Ter uma visão alternativa sobre uma ideia é sempre enriquecedor.

Nos dias de hoje, onde o e-commerce surge como opção para vencer a crise, é importante que o seu projeto seja elaborado da forma mais profissional possível, pois não existe mais qualquer espaço para o amadorismo ou improviso no comércio eletrônico.

Publicado originalmente no Guia de E-commerce

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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