Planejamento de E-commerce

Planejamento no e-commerce é fundamental

A etapa de planejamento no e-commerce é uma das principais para quem deseja montar um e-commerce de sucesso. A realidade é que o e-commerce no mundo todo vem se tornando cada vez mais profissional e por isso é essencial que qualquer empreitada nesse segmento seja precedida de muita pesquisa e planejamento estratégico.

Algumas pesquisas revelam que mais de 60% das operações de e-commerce no Brasil fecham antes de completar um ano, como resultado, basicamente da falta de planejamento inicial. Fica claro que planejamento é uma etapa fundamental para qem deseja montar um e-commerce de sucesso.

Planejamento no e-commerce. A importância do planejamento inicial para o sucesso de um comércio eletrônico.

Etapas do planejamento no e-commerce

Durante nosso curso sobre criação de lojas virtuais chamamos atenção sobre a etapa do planejamento no e-commerce por entendermos que sem isso, a possibilidade de sucesso de uma loja virtual é praticamente nulo.

Muita gente acredita que a etapa de planejamento seja muito complexa, mas efetivamente, uma vez que se tenha um bom roteiro para criação de lojas virtuais isso fica bem mais fácil. Esse roteiro pode ser um plano de negócios simples, mas que reflita a realidade do mercado e dos recursos envolvidos.

Não estamos falando em um plano de negócios sofisticado e digno de um grande pleito de financiamento junto aos orgãos de financiemento governamental, mas uma estudo que seja realista e exequível, inclusive porque estamos passando por tempos turbulentos e os investimentos no e-commerce precisam ser bem pensados.

As bases do planejamento de e-commerce – Plano de Negócios

Um plano de negócios para e-commerce nada mais é que um documento onde as principais variáveis do empreendimento são apresentadas de forma detalhada e organizada. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Existem diversos modelos de planos de negócios disponíveis na Internet que podem ser adaptados para o seu processo de planejamento de e-commerce. O importante é que o plano de negócios tenha ao menos as estruturas básicas como as que se seguem:

  1. Análise do Empreendimento – O que será feito e quais são as atribuições de cada um
  2. Análise de Produto – O que será oferecido ao mercado e quais seus principais diferenciais
  3. Análise do Mercado – Quem é o público alvo, suas tendências e concorrência
  4. Planejamento de Marketing – Estratégias e ferramentas para a divulgação do negócio
  5. Planejamento Financeiro – Origem e aplicação dos recursos para a viabilização do negócio
  6. Cronograma e Metas – Programação de implantação e metas a serem atingidas

Um bom projeto de e-commerce começa justamente no planejamento. É essencial que você tenha um plano de atuação para a empresa para que o projeto tenha foco e os recursos possam ser aplicados de forma eficiente.

Chamo atenção especialmente para a parte do Marketing que em função da sua importância dentro de um planejamento para e-commerce e sua diversidade de opções, necessita de um detalhamento mais criterioso para que não ocorram desperdícios em investimentos com ferramentas que não produzem um resultado satisfatório. Em termos de planejamento do e-commerce, tudo deve ser levado em consideração.

Planejamento no e-commerce
Obrigado!