Os segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados

Os segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados

Existem alguns segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados que raramente são citados em artigos e palestras sobre este modelo de negócio.

Neste artigo vamos discutir exatamente alguns dos “pulos do gato” que pouca gente comenta, até mesmo para que as verdadeiras ferramentas ninja para ganhar dinheiro com programas de afiliados não fiquem tão batidas e consequentemente não acirrem a concorrência.

Para facilitar, vamos expor esses pontos em sete itens:

  • Qualificação técnica
  • Planejamento do negócio
  • A escolha de nicho de mercado
  • Diversidade de plataformas de afiliados
  • Geração de tráfego
  • Investimento no negócio
  • Acompanhamento e mensuração de resultados

Vejamos então quais são os principais segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados ponto a ponto.

Qualificação técnica

Sem sombra de dúvida, um dos principais segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados é a qualificação profissional, principalmente na área do marketing digital, coração da divulgação do seu negócio online.

Muitos cursinhos por aí ficam batendo nas teclas das páginas de captura, lista de e-mails e nutrição desta lista, sem mostrar aos participantes que para ganhar dinheiro de verdade com marketing de afiliados, é preciso divulgar o seu negócio de forma eficiente.

Por isso, busque essa qualificação através de bons cursos de marketing digital, que possam lhe oferecer uma visão plena de todo o sistema. Sem essa visão geral, dificilmente a coisa toda irá funcionar.

Tenha um planejamento

Outro dos grandes segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados é o planejamento. Sem ele nem adianta tentar, porque você ficará rodando sem sair do lugar. Por isso, antes de colocar a mão no teclado do computador, coloque suas ideias no papel.

A criação de um plano de negócios para empresas online não é tarefa difícil e em se tratando de programas de afiliados, se você não tiver um, não poderá saber o quanto está evoluindo no seu negócio e quais os recursos que efetivamente irá necessitar.

A monetização de sites com programas de afiliados exige um bom planejamento para que seja realmente rentável, por isso, sem essa etapa é melhor nem começar.

Escolha um nicho de mercado rentável

Entre as dicas para ganhar dinheiro com programas de afiliados esta é sem dúvida a que mais impacta a rentabilidade do seu negócio. A escolha de um nicho rentável pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu negócio, já que nem todos os nichos são tão rentáveis.

Foque o conteúdo do seu site em um assunto que possua diversos concorrentes em termos de anunciantes, e de preferência que haja uma concorrência acirrada estre eles, provocando elevadas taxas de remuneração.

Isso irá influenciar na rentabilidade de seus anúncios, seja no caso do Google AdSense ou em outras plataformas de afiliados como a Lomadee e outras. Concorrência entre anunciantes é sinal de rentabilidade para o seu site.

Trabalhe com diversas plataformas de afiliados

Entre os segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados a variedade de anunciantes é um dos que mais vem sendo negligenciado ultimamente. Conhece aquela história de não colocar todos os ovos em um único cesto? É bem por aí.

Quanto mais anunciantes você tiver melhor, pois poderá optar por aqueles que pagam melhor e que você consegue contextualizar de forma mais adequadas nas diversas páginas do seu blog ou site.

Se você ficar preso a um único anunciante, você estará na mão dele, e se ele fechar, o desistir de ter um programa de afiliados, você estará em maus lençóis. Por isso, busque o maior número de anunciante possível para poder adaptá-los ao seu site.

Gere muito tráfego para o seu site

Um dos segredos para ganhar dinheiro na Internet que a maioria dos “Gurus do Dinheiro Fácil” que andam a solta por aí não menciona é que você precisa atrair um tráfego monstruoso para o seu site para realmente ganhar dinheiro com este tipo de negócio.

Achar que você pode ganhar dinheiro com programas de afiliados simplesmente criando uma página de captura e depois ficar nutrindo uma lista de e-mails é pura ilusão. Sem tráfego orgânico, vindo das ferramentas de busca, não adianta.

Para que isso aconteça, você deverá investir pesado em SEO, desde a criação do site, assim como no desenvolvimento de conteúdo altamente qualificado e original. Se for para ficar esperando que sem técnicas de otimização de sites o tráfego apareça, é melhor esperar sentado.

Invista em seu negócio

Outro dos macetes para ganhar dinheiro com programas de afiliados é investir seriamente em seu negócio, se recorrer a gambiarras ou improvisos. O mundo dos negócios online está cada vez mais profissionalizado e não há espaço para amadorismo.

Invista sério em uma boa template para o seu site, se você estiver trabalhando com o WordPress. É claro que existem temas gratuitos, mas não chegam nem perto de uma template profissional como as oferecidas pela Theme Forest, por exemplo.

Enquanto sua estratégia de SEO não surte efeito e começa a atrair tráfego para o site, é interessante investir também em anúncios como os Facebook Ads, que podem ser feitos com um investimento não tão grande assim.

Acompanhe e meça seus ganhos

Outro dos segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados, está no monitoramento e mensuração dos resultados do seu site e negócio como um todo. O que não pode ser medido não pode ser gerenciado, como diz o dito popular.

Por isso, é importante que você monitore os dados de acesso do seu site, com ferramentas como o Google Analytics, e faça a devida atribuição de receita em função desse monitoramento, justamente para saber de que forma seu site está gerando receita.

Com esses dados, você poderá realizar testes de posicionamento de anúncios, por exemplo e melhorar os seus rendimentos. Também com base nestes números, você poderá identificar os programas de afiliados que estão sendo mais rentáveis.

Confira também outras dicas de rentabilização do seu site em nossa seção de artigos sobre Programas de Afiliados.

Agora que você já conhece os principais segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados, o que acha de implementar estas estratégias em seu site ou blog? Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Por Rodrigo Lima no site Guia de Negócios Online

Os segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados
Obrigado!