Monetização de sites com Programas de Afiliados

Monetização de sites com Programas de Afiliados

Conhecer o processo de monetização de sites com programas de afiliados é uma importante ferramenta, seja para construir um site, blog ou loja virtual com esse fim específico ou para colocar essa como segunda fonte de receita de um projeto.

Quando se trata de trabalhar com programas de afiliados, existem diversas formas de monetizar um projeto. Estratégias de divulgação sempre são importantes quando o objetivo é ganhar dinheiro. E a melhor forma de se ganhar dinheiro na internet a longo prazo é a através de programas de afiliados, com toda a certeza!

Por isso, reunimos neste artigo algumas dicas de monetização de sites com programas de afiliados, baseados em algumas experiências que tivemos ao longo de alguns anos de trabalho com isso.

Diferentemente do que acontece em muitos cursos na internet, em que o internauta recebe apenas uma estratégia para divulgar o seu negócio, ou o negócio dos outros, e depois não consegue os resultados esperados, é preciso ter em atenção que cada nicho é um nicho, e nem todos os negócios são rentáveis da mesma forma.

  Leia o artigo Ideias de Nichos Rentáveis Para Blogs e Sites

Uma determinada abordagem em um negócio, não significa que você consiga os mesmos resultados com a mesma técnica em outro negócio. É isso que os “gurus” e “vendedores de potes de ouro” que andam soltos pela Internet, se esquecem de dizer para os iniciantes incautos.

Display de Afiliados

A primeira dica sobre monetização de sites com programas de afiliados, e também a mais comum, é através de display. Display significa apresentar, o que neste caso seria apresentar banners publicitários. O display de banners publicitários é uma das formas mais antigas de publicidade na internet e também uma das que piores resultados gera neste momento.

Existem formas bem mais interessantes de ganhar dinheiro com programas de afiliados na internet, além de banners publicitários. Ainda assim, para projetos com muito tráfego, os banners podem ser um excelente complemento de renda, partindo do princípio de que se tratam de banners contextualizados com o conteúdo do seu site.

Quanto maior a contextualização do banner com o conteúdo, maior é a probabilidade de um determinado visitante clicar nele e se interessar pelo produto que você está indicando. Para gerar mais cliques, é também importante que você utilize as melhores posições para dar um maior destaque a esses banners.

Logicamente, um banner de 728×90 no topo de um site, tende a render mais do que um banner do mesmo formato no final do site. O mesmo se aplica aos banners de 336×280 e 300×250, que devem ser colocados junto ao conteúdo do seu site, para gerar um maior retorno.

  Vantagens do Display de Afiliados – A grande vantagem é que não precisamos fazer rigorosamente nada em termos de performance para que os visitantes e as comissões sejam geradas. Basta colocar os banners nos locais e esperar que o tráfego do nosso site faça o resto.

  Desvantagens do Display de Afiliados – Como por norma o CTR é bastante baixo, isso significa poucos cliques nos anúncios e naturalmente poucas conversões. Não existindo um trabalho de relacionamento com o visitante, para ele entender melhor a proposta ou produto, o volume de conversões tende a ser bastante reduzido em comparação com outros formatos.

Reviews de produto

A segunda forma mais popular de monetização de sites com programas de afiliados são os reviews de produto. Este tipo de formato tende a ser extremamente rentável por se tratar de uma análise completa a um determinado produto, o que significa uma análise extensiva das vantagens e desvantagens do produto, as opções do produto, porque razão o visitante deve comprar esse produto, porque razão você recomenda esse produto, etc.

As análises de produtos devem ser o mais completas possível, para que não deixem margem para dúvidas no leitor e o façam ir à procura de esclarecer essas dúvidas em outros sites que não o seu. Além disso, as reviews devem estar localizadas em páginas clean, evitando dessa forma qualquer tipo de poluição visual como sidebar, categorias, banners publicitários, etc. Dessa forma o utilizador concentra-se naquilo que é mais importante: comprar o produto.

  Vantagens das Reviews de Produto – O internauta mantém o foco total no produto. Você explica porque razão ele deve comprar esse produto ou não. Esclarecimento de dúvidas sobre o produto. Mais informação gera uma maior confiança no leitor, acabando por gerar também uma muito maior conversão em vendas.

  Desvantagens das Reviews de Produto – Tratando-se de páginas estáticas de análise a um produto, dificilmente você conseguirá que elas gerem tráfego automaticamente. Você precisará fazer um bom trabalho de SEO e de divulgar essas páginas por meio de anúncios, PPC, Pop-Ups, Pop-Unders ou outros formatos, para gerar tráfego para essas páginas e depois converter esse tráfego em vendas.

Automação por Email Marketing

A nossa terceira dica sobre monetização de sites com programas de afiliados é através da automação do processo via email marketing. Isto significa fazer a captação de leads/contatos através de um formulário de captura, e depois montar toda uma sequência de emails que faça esse utilizador querer comprar o produto indicado por você.

Naturalmente, você precisará saber construir uma página de captura de emails, e montar um autoresponder através de email marketing, para que a sua máquina trabalhe em piloto automático.

Existem diversas estratégias que você poderá optar nesta estratégia. Utilizar o registro obrigatório no seu site e com a base de assinantes registrados programar as suas campanhas, ou então outros formatos diversificados, como o registro via Facebook, Mobile Apps com registro obrigatório, etc.

  Vantagens da Automação por Email Marketing – Você tem a vantagem que todo o processo trabalha em piloto automático. Você só precisa de conseguir capturar leads e contatos para a sua página, que depois o processo de automação trata de disparar automaticamente a sua sequência de emails até realizar a venda. Isso liberta muito tempo para você se concentrar naquilo que sabe fazer melhor: gerar tráfego e produzir conteúdos.

  Desvantagens da Automação por Email Marketing – Você precisa saber construir Squeeze Pages para captura de contatos e programar um autoresponder para enviar as suas campanhas automaticamente para os seus cadastrados. Você precisará também entender o que é um Funil de Vendas e como programar um funil desse tipo para gerar a maior conversão possível com as suas campanhas de email.

Text-Links e Contextualização

Outra forma que atende às necessidades de um projeto de monetização de sites com programas de afiliados é a utilização de Text-Links – links de texto, e contextualização. Imagine um determinado tipo de conteúdo, em que você faz a contextualização do conteúdo com o produto.

A monetização de sites através dessa estratégia é eficiente já que isso gera um impacto muito grande junto dos seus leitores, o que acaba por gerar uma maior conversão. Imagine que você monta uma lista de dicas e recomendações para os seus leitores, e em cada uma dessas dicas, você coloca um link de texto para uma ferramenta da qual você é afiliado?

Quanto mais você conseguir contextualizar o seu conteúdo com os programas de afiliados com que você trabalha, maiores serão as probabilidades de sucesso e conversão. Não esquecer que links de texto, botões e afins, tratando-se de links de afiliado, devem levar sempre o atributo rel=”nofollow”. O Google não gosta nada de links de afiliado, portanto, proteja-se aplicando um NoFollow nesse tipo de links.

  Vantagens dos Text-links e Contextualização – Uma das grandes vantagens é que os seus links ficam para toda a vida nos seus sites e blogs. Isto significa que a longo prazo, você estará gerando conversões para o resto da vida. Desde que os seus artigos continuem recebendo tráfego, você continuará gerando vendas.

  Desvantagens dos Text-links e Contextualização – Uma vez mais, você precisará que suas páginas gerem tráfego, para que você consiga gerar vendas. É possível também que alguns dos seus links de afiliado mudem com o tempo, e você precisará atualizar seus conteúdos para não perder vendas.

Facebook Ads e Google AdWords

Outra para quem está em dúvida sobre o processo de monetização de sites com programas de afiliados é o PPC – Pay-per-click. Anúncios no Facebook Ads e Google AdWords sempre são uma forma eficiente de comprar tráfego para os seus projetos. Você só precisa de estar atento quanto às regras desses programas, uma vez que você não pode divulgar links de afiliado diretamente.

Isso significa que você tem de monitorar o caminho dos visitante, levando-os para uma página de conteúdo do seu site, uma squeeze page ou uma landing page, e depois converter esses acessos em dinheiro.

Tenha especial atenção às políticas de utilização de ambas as plataformas de anúncios, para não ficar com a sua conta bloqueada. Desenvolva uma Landing Page onde você fala sobre o produto, explica as vantagens de desvantagens dele, coloca conteúdo relevante ao assunto, textos, vídeos, etc.

  Vantagens do Facebook Ads e Google AdWords – Por um preço muito baixo, você consegue impactar milhares de pessoas. Você pode anunciar para qualquer lugar do mundo, atingir milhares de pessoas e pagar somente por suas conversões.

  Desvantagens do Facebook Ads e Google AdWords – A grande desvantagem deve-se com o fato de tanto o Facebook Ads quanto o Google AdWords serem plataformas bastante restritivas, ou seja existem diversos tipos de campanhas e nichos de mercado que estão proibidas de serem anunciadas.

Remarketing com Afiliados

Nossa dica final sobre monetização de sites com programas de afiliados é o uso de estratégias de remarketing. Já imaginou como seria você conseguir divulgar somente para pessoas que passaram no seu site? A sua taxa de conversão seria muito mais alta, certo? O remarketing permite a você fazer isso.

No Facebook Ads, por exemplo, você pode criar um público personalizado, instalar o Pixel de Conversão no seu site e automaticamente o Facebook cria o seu público com base nos visitantes que são tageados pelo remarketing. Isso permite que você faça campanhas de anúncios somente para esse tipo de internautas, o que irá gerar um resultado muito maior.

No Google AdWords o esquema é semelhante. Você cria uma tag de remarketing, coloca no <head> do seu site e começa automaticamente a tagear todos os visitantes que passarem pelo seu site. Depois você pode realizar campanhas exclusivas para esses visitantes, o que aumenta gradativamente a sua conversão e naturalmente as suas vendas. Em ambas as situações, o ideal é que você tenha um site ou blog, onde tenha conteúdo e tráfego constante.

  Vantagens do Remarketing com Afiliados – A grande vantagem é que você só estará impactando internautas que já passaram pelo seu site e/ou os que de alguma forma revelaram ter interesse naquilo que você está fazendo, nos seus conteúdos ou nos produtos que você indica.

  Desvantagens do Remarketing com Afiliados – No Facebook não existem desvantagens além das citadas no ponto anterior. No Google AdWords existe uma desvantagem extra que é o processo de criação de público para remarketing. É um processo complexo e a grande maioria dos empreendedores digitais sentem dificuldades. Fazer um bom curso de Google AdWords ajuda bastante.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o processo de monetização de sites com programas de afiliados o que acha de analisar as opções e implementar aquelas mais viáveis para o seu site. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Publicado originalmente no site Guia de Negócios Online

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