Marketing pessoal nas mídias sociais
Marketing pessoal nas mídias sociais

Marketing Pessoal nas Mídias Sociais

Marketing pessoal nas mídias sociais
Marketing pessoal nas mídias sociais

Em uma época em que todo mundo está conectado o marketing pessoal nas mídias sociais passou a ser uma obrigação e não mais apenas uma opção de promoção pessoal.

Atualmente, grande parte das referências do mundo moderno passa pelas mídias sociais e é nesse cenário que o marketing pessoal nas mídias sociais ganha cada vez mais importância, principalmente no mundo corporativo.

Porém, ter uma presença séria nas redes sociais é muito mais do que simplesmente criar um perfil. É trabalhar esse perfil como um verdadeiro cartão de visitas digital. As mídias sociais passaram a ser seu primeiro ponto de contato profissional na web.

Em qualquer área de atuação, a pesquisa por referências profissionais passa obrigatoriamente pelas mídias sociais como Twitter, Facebook e, LinkedIn e por isso o marketing pessoal nas mídias sociais é tão importante nos dias de hoje, seja qual for a área de atuação do profissional. Vale a pena dedicar um tempo para essa tarefa, pois o retorno é garantido, se você fizer a coisa certa.

Planejando seu marketing pessoal nas mídias sociais

Tudo começa, como sempre, pelo planejamento. Como em qualquer campanha de marketing nas mídias sociais, também o marketing pessoal exige planejamento estratégico digital para que surta resultados satisfatórios. Essa abordagem leva algumas pessoas a acharem que essa abordagem tira a espontaneidade do perfil  nas redes sociais e distorce as verdadeiras informações sobre a pessoa, mas não é bem assim. A proposta é fazer um perfil relevante e bem organizado, com foco na promoção pessoal, e para isso é necessário ser verdadeiro.

Uma ação de marketing pessoal nas redes sociais precisa ser estruturada por um único motivo: ela também possui uma meta a ser alcançada, que é a promoção pessoal, e para se atingir um determinado objetivo é necessário um planejamento prévio. Pronto, estamos diante de uma situação de planejamento estratégico digital para o marketing pessoal nas redes sociais. Não se trata de forjar um perfil, mas adequá-lo à proposta.

O planejamento de uma campanha de marketing pessoal na Internet é bem mais fácil que uma campanha de marketing nas redes sociais voltado para empresas por ter relativamente menos canais e metas do que uma campanha corporativa.

Diretrizes de uma campanha de marketing pessoal nas mídias sociais

O objetivo básico de uma ação de marketing pessoal nas mídias sociais é divulgar quem é o profissional, expondo quem é você, suas habilidades, expertises, aspirações profissionais e o trabalho que vem sendo feito para atingi-las. Portanto, basicamente, os objetivos de uma campanha de marketing pessoal nas redes sociais são:

  • Branding pessoal nas mídias sociais;
  • Promover a divulgação de trabalhos, ideias e realizações do profissional;
  • Criação de relacionamentos com empresas e profissionais do setor.

Criando estratégias de marketing pessoal nas mídias sociais

Não saia por ai criando blogs e perfis sem um objetivo e caminho claro. Faça um detalhamento de como será a sua campanha de markting pessoal na Internet antes de colocar suas mão no teclado.

Comece por detalhar estratégia de marketing pessoal nas redes sociais. Minha sugestão para quem está começando é:

  • Defina qual o tipo de conteúdo que irá publicar em seus canais;
  • Qual será a linha editorial em cada mídia social;
  • Determine qual será a frequência de publicação em seus canais;
  • Defina como será feita a interação com o público (ferramentas e monitoramento).

Para quem é profissional de marketing digital isso soa, como algo bem comum, concordam? Pois é, marketing pessoal é isso ai, promover a marca Você. Por isso, leve muito a sério esse planejamento, já que, ele é quem definirá o sucesso ou não da sua campanha.

Não porque se trata de uma campanha de marketing pessoal que ela não merece sofisticação em termos de tecnologia. Usar, por exemplo, o Google Analytics no blog pessoal não é exagero. O essencial é a campanha estar bem estruturada para poder ser facilmente administrada, evitando tropeços na sua campanha de marketing pessoal na Internet. Ter um conjunto de diretrizes é essencial, volto a dizer.

Lembre-se sempre que o marketing pessoal nas mídias sociais corresponde a um currículo social, ou seja, uma vitrine pessoal nas redes sociais e portanto, todo cuidado é pouco.

Fazendo marketing pessoal nas mídias sociais
5 (100%) 9 votes