Loja virtual grátis – Mito ou realidade

Loja virtual grátis. Saiba como as lojas virtuais gratuitas podem trazer custos escondidos.Muita gente sonha e ter uma loja virtual grátis, montar um e-commerce e ganhar muito dinheiro sem investir praticamente nada. Como sonho está ótimo, porque a realidade é bem diferente. Um primeiro lugar porque as lojas virtuais grátis, não passam de uma miragem e em segundo lugar, porque montar um comércio eletrônico sem nenhum investimento é uma utopia tão grande quanto construir um edifício sem tijolos.

Essa história de loja virtual grátis é na verdade uma grande confusão que o pessoal que não conhece detalhes sobre plataformas de e-commerce faz. As ditas lojas virtuais grátis, são na verdade plataformas de e-commerce Open Source, um tipo de sistema para lojas virtuais pelo qual você não paga pelo código fonte da loja. No vídeo abaixo você pode assistir a uma explicação sobre elas.

Lojas virtuais grátis foram o início de muita gente

As famosas “lojas virtuais grátis” foram a porta de entrada de muita gente no e-commerce, mas isso, em um tempo em que o setor ainda engatinhava e não tinha o profissionalismo que vemos hoje em dia. Era uma época em que pela falta de opção e custos elevados, muita gente optou por utilizar um sistema de loja virtual gratuita para conhecer um pouco mais sobre o mercado e começar no e-commerce. Hoje em dia o mercado está muito mais exigente e os próprios sistemas de e-commerce Open Source estão mais sofisticados.

Na época em que a osCommerce era um dos únicos sistemas de loja virtual grátis, muita gente se aventurou, geralmente acompanhado pelo sobrinho, e montou um pequeno e-commerce fazendo pequenas adaptações no sistema e pronto. Hoje em dia o mercado é muito mais exigente e os próprios sistemas evoluíram, como é o caso do Magento,  e neste cenário, chamar o sobrinho para montar uma loja virtual não é mais uma opção.

Na verdade as lojas virtuais grátis tem um custo

A dita loja virtual de graça, na verdade trás com ela uma série de custos embutidos. A instalação, configuração e personalização do sistema envolve obviamente custos já que exige a participação de um técnico altamente capacitado para suprir as necessidades de programação do projeto. Um sistema Open Source de e-commerce não é ruim, mas exige uma instalação profissional para que se possa obter uma loja virtual de posta e alta performance.

O conceito de grátis na Internet é muito curioso. Geralmente o grátis é algo no qual o custo ainda não lhe foi apresentado. Existe inclusive um livro muito interessante sobre essa questão chamado Free: Grátis – O Futuro dos Preços em o autor elabora uma teoria interessante sobre essas ofertas grátis na Internet, mas a tal da loja virtual grátis hoje em dia é só uma força de expressão mesmo.

De qualquer maneira,  fica a dica, se você deseja adotar uma plataforma de e-commerce Open Source para a criação da sua loja virtual, a iniciativa é válida, mas achar que é uma loja virtual grátis e por isso não será necessário investir nada, vai leva-lo a uma grande frustração.

Loja virtual grátis – Mito ou realidade
Obrigado!