Como escolher uma plataforma de e-commerce

Saiba como escolher uma plataforma de e-commerce que satisfaça às necessidades do seu comércio eletrônicoAo escolher uma plataforma de e-commerce para a sua loja virtual você está firmando um compromisso muito maior do que você pode imaginar. A plataforma de e-commerce é o alicerce de qualquer operação de e-commerce e seu funcionamento (ou não) tem implicações em todas as áreas do negócio e não apenas no que diz respeito às compras pelo site. Em nosso curso de lojas virtuais chamamos atenção para a importância dessa etapa, pois em função da diversidade de sistemas de e-commerce disponíveis hoje em dia, as vezes fica confuso para o empreendedor online decidir sobre qual plataforma de comércio eletrônico escolher.

Existe uma forte correlação entre a qualidade da plataforma de e-commerce e o desenvolvimento do seu negócio, portanto, todo tempo e cuidado é pouco. Em nossa consultoria em e-commerce essa é uma das etapas a qual dedicamos uma boa parte do tempo no projeto de e-commerce.

Preço não é indicador para escolher uma plataforma de e-commerce

Um dos pecados mais comuns na hora de escolher uma plataforma de e-commerce é colocar o preço como referencial. Da mesma forma que as tais lojas virtuais grátis não são uma realidade, a tal da loja “baratinha” também não existe. Não importa o tipo de plataforma que você vá adotar em seu comércio eletrônico, SaaS, Open Source ou Build, o preço não serve como parâmetro. O que define o preço de uma plataforma de e-commerce são os recursos disponíveis e por isso, o critério de preço só entra mesmo na hora de fazer uma comparação custo x benefício.

Para quem como eu, que no início do e-commerce no Brasil, estava acostumado a ver plataformas não tão robustas como a que dispomos hoje, custarem milhares de reais ou até milhões, os preços de hoje em dia parecem ninharia. O que determina a qualidade de uma plataforma de e-commerce é a tecnologia envolvida e não o seu preço. Se você quer saber quanto custa montar uma loja virtual eu posso lhe dizer: Custa o valor do sucesso do seu negócio.

Ao escolher uma plataforma de e-commerce você estará casando com ela

A escolha da plataforma de e-commerce é uma decisão de reflexos a longo prazo. É importante ter isso em mente porque a troca da plataforma de e-commerce é sempre traumática, aliás, divórcios também. Não se trata apenas de cadastras todos os produtos e descrições e pronto, o problema está resolvido. A troca da plataforma de comércio eletrônico envolve questões relativas ao SEO e a própria administração da loja virtual como, por exemplo, a integração com sistemas de CRM, ERP, logística e a própria rotina dos colaboradores responsáveis pela administração da loja virtual.

Ao escolher um sistema de e-commerce você deve pensar a longo prazo, pensar em escalabilidade da plataforma e evolução do negócio, afinal, você está entrando em um negócio pensando no crescimento e para isso precisa estar preparado.

Planejamento da escolha da plataformas de e-commerce

Como tudo em termos de negócios, escolher uma plataforma de e-commerce envolve muito planejamento e pesquisa. Em nosso curso de lojas virtuais montamos um roteiro para ajudar os novos empreendedores nessa tarefa. São mais de 60 itens a serem considerados, mas existem alguns pontos que devem fazer parte de qualquer planilha de análise de plataforma de e-commerce.

  • Escalabilidade da plataforma;
  • Recursos disponíveis;
  • Questões relativas ao processo de SEO;
  • Interação da loja com as redes sociais;
  • Diversidade de opções de formas de pagamento;
  • Suporte oferecido pelo fornecedor.

O importante é estudar os recursos disponíveis na plataforma de comércio eletrônico para que mais tarde você não esbarre com uma impossibilidade técnica que venha a inviabilizar alguma área da sua operação de e-commerce. A análise deve ser feita encarando o projeto de e-commerce como um todo, envolvendo não só a parte comercial mas também a questão do marketing digital.

Ao escolher uma plataforma de e-commerce para sua loja virtual pense a longo prazo, pois ela será a sua maior aliada e parceira no negócio.

Como escolher uma plataforma de e-commerce
Obrigado!