E-commerce

E-commerce – Um panorama do comércio eletrônico no Brasil

A palavra e-commerce incorporou-se definitivamente ao nosso dia-a-dia e a tendência é que se faça cada vez mais presente. Para grande parte dos brasileiros (32 milhões segundo as últimas pesquisas), o comércio eletrônico passou de uma curiosidade na Internet, para a figura de uma ferramenta que nos poupa muito tempo e dinheiro. A facilidade de poder comprar pela Internet deixou feliz não só os usuários pela praticidade, mas também empresários que viram a área de ação da sua empresa se expandir além de qualquer fronteira.

E-commerce é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. – Wikipédia

O crescimento do e-commerce parece não ter limites. A proliferação de lojas virtuais nos últimos anos foi de uma velocidade impressionante, e mesmo assim, especialistas e pesquisadores são unanimes ao concordar que ainda há muito espaço pela frente.  Mas não foi só isso que mudou, a tecnologia também.

E-commerce ou comércio eletrônico é a definição para o segmento que mais cresce no mundo inteiro. Qual o panorama e perpectivas do e-commerce no Brasil.
E-commerce no Brasil

O e-commerce e sua tecnologia

Ainda me lembro, quando há aproximadamente 12 anos comecei a trabalhar com sistemas de e-commerce, o acesso a esse tipo de mercado era simplesmente impensável e completamente inviável financeiramente. Hoje em dia, ter um e-commerce ou pelo menos um projeto de e-commerce, é uma obrigação de qualquer empresa, independentemente do porte. Em alguns casos, o e-commerce chega até mesmo a ser a única saída para o crescimento e a conquista de novos mercados.

Os custos de desenvolvimento e manutenção dos sistemas de comércio eletrônico simplesmente despencaram e passou a ser viável a opção de e-commerce para pequenos empresários. Aliado a isso, o aumento do número de pessoas com acesso a internet no Brasil e o volume de dinheiro (18,7 bilhões em 2011) que movimenta este mercado, fez ver aos empresários, o potencial do ecommerce.

Atualmente temos dezenas de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado brasileiro a preços que cabem em qualquer orçamento. A operação desses sitemas é cada vez mais simples e repletas de recursos.

Para quem ainda não sabe o que é e-commerce, essa cegueira pode sair caro, porque atualmente é uma opção, mas daqui a pouco tempo será uma questão de sobrevivência empresarial.

O E-commerce Brasil já chamou até a atenção de investidores internacionais que ou trouxeram ou se associaram a operações de e-commerce no Brasil.

O comércio eletrônico reinventado

A velocidade do e-commerce   é tamanha, que ele já passa por um momento de reinvenção. A disseminação da tecnologia móvel é tão grande e rápida, que está criando novas oportunidades para vendas pela Internet no mundo inteiro.  No Brasil, o m-commerce (Mobile Commerce) ainda é muito tímido, em função da precariedade do nosso sistema de telefonia, mas a tendência é de crescimento rápido em breve.

Uma outra renovação é também o s-commerce (Social Commerce) que aproveitou o fenômeno das redes sociais para criar um novo mercado. As lojas virtuais no Facebook, também chamado de f-commerce, são em número cada vez maior, o que comprova a força dessa tendência.

Artigos Relacionados

E-commerce

Fraudes Com Cartões de Crédito em Lojas Virtuais

As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais são um dos maiores riscos para...

Mais Lidos em E-commerce

Últimas Publicações

Buscar no Site