Saiba como montar um e-commerce de sucesso

Quando me perguntam como montar um e-commerce de sucesso a minha resposta é sempre a mesma: Prepare-se para o seu negócio. Planejamento, capacitação e conhecimento do mercado são etapas essenciais para o sucesso no comércio eletrônico. O empreendedor que deseja montar um e-commerce deve ter em mente que uma loja virtual, site de compras coletivas ou qualquer outro modelo de negócio deve ter em mente que não é porque o negócio ocorre na Internet, que não vai precisar de dedicação, muito trabalho e conhecimento das ferramentas envolvidas no processo. Para facilitar a vida de quem está pretendendo ingressar no universo do comércio eletrônico, vamos dar um pequeno roteiro para quem deseja abrir um e-commerce de sucesso.

Dicas sobre como montar um e-commerce de sucesso. Quer montar uma loja virtual e não sabe como? Veja algumas dicas aqui.

Um e-commerce de sucesso parte do profissionalismo

No atual estágio do comércio eletrônico não há espaço para amadorismo ou qualquer tipo de improviso. Se mesmo depois desse aviso de um humilde consultor com mais de 10 anos de atuação nesse mercado você quiser continuar insistindo nesse caminho, pode ficar tranqüilo. O fracasso certamente irá bater á sua porta. Esqueça soluções como loja grátis, criação da loja pelo “sobrinho que mexe com Internet” ou administração da loja virtual feita pela “menina da contabilidade que sabe tudo de MSN”. Com um bom curso de e-commerce você viabiliza essa etapa.

Planeje a montagem da sua loja virtual em detalhes

Um projeto de e-commerce é muito mais que simplesmente abrir uma loja virtual e pronto. Mais de 60% das lojas virtuais fecham em menos de 1 ano, por isso, organize-se. Faça um planejamento detalhado do seu projeto, analise o mercado em que vai entrar e coloque tudo isso no papel na forma de um plano de negócios para seu e-commerce. Faça uma programação para a execução das etapas do projeto com data e valor a ser investido. Desenhe o cenário em que você espera que vá se desenvolver o seu projeto.

Analise o segmento de atuação e seus concorrentes

Os nichos de mercado são a melhor porta de entrada para o e-commerce. Por isso, ao elaborar seu projeto de e-commerce procure atuar em um nicho de mercado. certamente essa é a melhor opção para o empreendedor digital. Ao montar um e-commerce com foco em um nicho de mercado, você evita a concorrências com os grandes players de mercado e ainda consegue um mercado muitas vezes inexplorado. As chances de obter sucesso no comércio eletrônico atualmente estão intimamente relacionadas à escolha de um nicho de mercado promissor e não são poucos os disponíveis no mercado.

Familiarize-se com as tecnologia envolvidas em seu projeto de e-commerce

Você não precisa se transformar em um programador para montar um e-commerce, mas deve conhecer as tecnologias disponíveis para fazer a escolha que mais se adapta ao seu projeto. Existem diversas opções de plataformas de e-commerce que podem ser adotadas para criação de lojas virtuais. Para outros modelos de negócio no e commerce como sites de compras coletivas, também já existem soluções prontas ou que podem ser facilmente adaptadas para se encaixarem dentro das suas necessidades.

Pesquise opções de formas de pagamento

A grande maioria das pessoas que estão interessadas em saber como montar uma loja virtual tem um especial interesse em saber como se dará o processamento das formas de pagamento em seu e-commerce. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais esse é um dos módulos que mais desperta interesse entre os participantes, principalmente porque as fraudes no e-commerce são uma realidade assustadora. Atualmente o mercado oferece diversas soluções para a implantação de formas de pagamento online. É necessário que seus clientes tenham total confiança na hora de efetuarem pagamentos, em sua loja virtual. Dependendo do momento e do tipo do seu negócio, você pode implantar soluções de pagamento bem seguras e sem muita burocracia. Ao montar um e-commerce você deve ter em mente que a segurança nas operações online deve ser tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Defina sua estratégia de marketing digital

O fundados do Yahoo já dizia que um site sem promoção é como um outdoor no porão. Isso mesmo, atualmente, mais do que nunca é importante ter um planejamento bem definido sobre a ações de marketing digital que você irá implantar em seu e-commerce, e isso deve ser pensado logo de início, porque envolve até mesmo a definição da plataforma de e-commerce que você irá adotar. O grande diferencial no e-commerce moderno está justamente na parte do marketing digital. Não se trata mais de saber apenas como montar um e-commerce e sim como divulgá-lo. Se você pretende montar um e-commerce, não se esqueça de separar um bom percentual dos recursos para as campanhas de marketing digital, porque sem elas as suas chances de sucesso são bastante reduzidas.

Crie um monitoramento de todas as sua atividades online

Uma das grandes vantagens do mundo virtual é que tudo que acontece pode ser monitorado. Você sabia que todo o tráfego e comportamento dos clientes de um e-commerce pode ser monitorado e detalhado para que você possa analisar o que está ocorrendo no seu negócio e utilizar essas informações para a tomada de decisões futuras? Melhor, isso pode ser feito de graça com uma ferramenta chamada Google Analytics. Sem um monitoramento você estará navegando na escuridão, tendo como conselheiro o Eu Acho. Atividade no site, envio de e-mails, atuação nas redes sociais, tudo pode e deve ser monitorado.

Capacitação é fundamental em qualquer negócio

Para montar um e-commerce é necessário investir em capacitação. O empreendedor digital deve estar conciente que é necessário investimento em capacitação tanto no que diz respeito à gestão de e-commerce quanto para colaboradores que irão controlar o sitema. Faça no mínimo um curso de e-commerce e um curso de marketing digital para ter uma visão completa do mercado. O comercio eletronico está cada vez mais técnico e por isso precisa de profissionais que tenham conhecimento nas mais diversas áreas envolvidas no ambiente do comércio virtual. O empreendedorismo de sucesso no e-commerce depende das técnicas utilizadas por quem gerencia e trabalha com ele.

Elabore um bom apoio logístico

Se for montar um e-commerce ou vender algum tipo de produto não se esqueça de tomar todo o cuidado possível com a logística. Um dos erros mais comuns no comércio eletrônico , seja ele um pequeno e-commerce ou uma grande operação é justamente problemas com a entrega dos produtos vendidos. A maioria das reclamações registradas no Reclame Aqui, giram em torno de problemas com o prazo de entrega que não é cumprido por parte da loja virtual. Esteja certo de ter uma estrutura que possa garantir que os produtos vendidos em seu site serão entregues dentro do prazo estipulado em sua política de entregas.

Atualize-se sempre

O comércio eletrônico é muito dinâmico e está em constante evolução. Em nossos cursos sobre e-commerce, costumo dizer que nenhuma loja virtual está terminada, elas estão no máximo prontas para operar. Por isso, mantenha-se atualizado com as novas tendências e tecnologias. Assine feeds de notícias e newsletters de sites especializados no assunto, compre revistas especializadas e acompanhe as discussões em redes sociais.

O processo de criação de um e-commerce é extenso e cheio de detalhes. Em um único artigo, seria praticamente impossível abordar todos os aspectos técnicos e estratégicos da criação de uma loja virtual. Se você quer saber como montar um e-commerce a grande dica é bem simples, colete o máximo de informação possível antes de dar o primeiro passo.

Como montar um e-commerce de sucesso
Obrigado!