Saiba como escolher uma plataforma de e-commerce

Ter recursos técnicos para saber como escolher uma plataforma de e-commerce é talvez um dos momentos mais importantes na elaboração de um projeto de e-commerce. A plataforma de e-commerce é o sistema que possibilita a criação de uma loja virtual, tanto a parte que é visível para o usuário, conhecida como Front End, quanto a parte responsável pela administração do negócio que chamamos de Back End.

Essa preocupação sobre como escolher uma plataforma de e-commerce procede, pois ela pode comprometer o bom desempenho do projeto a curto e longo prazo, já que a troca da plataforma de comércio eletrônico sempre é uma operação onerosa e traumática. Em nosso curso de e-commerce para pequenas empresas dedicamos um módulo inteiro para a discussão das diversas opções disponíveis no mercado e sua adequação a cada projeto em função de objetivos e também orçamento disponível.

Como orientar a escolha de uma plataforma de e-commerce

A questão de como escolher uma plataforma de e-commerce fica difícil em função das inúmeras opções disponíveis no mercado atualmente, que vão desde plataformas open source, passando por plataformas alugadas e chegando a plataformas totalmente customizadas. Nos últimos anos temos visto um crescimento muito grande no número de fornecedores de plataformas de e-commerce no Brasil, o que deixa a escolha ainda mais difícil.

Na planilha de análise de opções de plataformas de e-commerce que distribuímos em nosso treinamento, listamos mais de sessenta itens a serem levados em consideração, mas neste post, vou me ater às questões mais básicas. Vejamos, portanto, quais itens devem ser considerados na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para o seu negócio:

O fornecedor da solução de e-commerce:

  • A empresa tem tradição no setor ou surgiu na semana passada?
  • Qual a experiência dos atuais clientes da empresa com o sistema?
  • Qual a opinião dos atuais usuários com o suporte ao sistema?
  • O desempenho do provedor de hospedagem é satisfatório?
  • O fornecedor oferece opções de expansão para a plataforma?

Trabalhar com empresas sólidas e com tradição no setor evita uma série de problemas, além é claro de facilitar no momento de expansão dos negócios.

Os recursos disponíveis na plataforma de e-commerce:

  • A plataforma possui estrutura e recursos (URLs amigáveis, meta tags únicas, redirect 301), para a implementação de um bom processo de SEO?
  • Possui integração avançada com sistemas de monitoramento como o Google Analytics para e-commerce?
  • Existem opções de integração avançada com programas de links patrocinados, como o Google AdWords?
  • Quais os relatórios gerenciais oferecidos pelo sistema e qual o seu grau de customização?
  • O sistema é responsivo e se adapta a exibição em dispositivos móveis?
  • A plataforma oferece diversidade de formas de pagamento?
  • Qual o nível de integração com redes sociais oferecido pelo sistema?
  • Quais os recursos relativos a segurança das transações(SSL, sistemas antifraude) disponíveis?

Esses tópicos são apenas alguns de uma lista que não para de crescer em função dos avanços tecnológicos e exigências do consumidor.

Como escolher uma plataforma de e-commerce. Veja os cuidados a serem tomados na hora da escolha de uma plataforma de e-commerce.
Saiba como escolher uma plataforma de e-commerce

Escolher uma plataforma de e-commerce pensando adiante

O que envolve toda esta questão não é apenas saber como escolher uma plataforma de e-commerce no momento da concepção do negócio, mas também, saber se o sistema de e-commerce sastifará às necessidades que se apresentarão na medida em que o negócio for evoluindo. Quando elaboramos um plano de negócios para e-commerce precisamos ter uma visão do futuro do empreendimento, logo, temos que ter uma plataforma de e-commerce que atenda não só ás necessidades atuais, mas também àquelas que iremos nos deparar no momento de expansão da operação de e-commerce.

A dúvida sobre como escolher uma plataforma de e-commerce é um dos principais impecílios para quem deseja entrar no segmento do comércio eletrônico, mas agora, espero ter ajudado a colocar alguma luz sobre essa questão tão importante para o sucesso do seu e-commerce.

Saiba como escolher uma plataforma de e-commerce
Obrigado!